Este site encontra-se em desenvolvimento.
Envie-nos a sua opinião/sugestões para
info@ipiportugal.pt
ARTIGO
EXEMPLIFICAR PARA IMPULSIONAR A ACÇÃO
Este programa visa fomentar projectos concretos que demonstrem que a implementação das recomendações referidas no Objectivo do PASIPSS é exequível e os benefícios para as IPSS são consideráveis.
Numa primeira fase, este Programa Operacional (PO1) focar-se-á em fomentar projectos de demonstração que impulsionem na implementação das seguintes recomendações:
Captação de voluntariado especializado para apoio técnico à gestão.
Criação de central(ais) de compras servindo várias instituições.
Protocolos com escolas e outras entidades para a prestação de serviços que rentabilizem recursos/valências subutilizados (e.g., serviço de refeições, lavandaria, jardinagem, medicina no trabalho...).
Contratação conjunta de recursos humanos especializados.
Consolidação de serviços de proximidade entre instituições a operar na mesma área.
Oferta de serviços em rede com instituições e grupos congéneres.
Utilização da “Rede Social” enquanto fórum para intensificar o diálogo e a cooperação entre instituições.
Nesta primeira fase, a IPI trabalhará com a CNIS para identificar oito IPSS (ou grupos de IPSS) adequadas à aplicação de cada uma das oito recomendações-alvo deste PO. As oito IPSS (ou grupos de IPSS) a envolver nesta fase devem:
Estar disponíveis para funcionar como casos-piloto na adopção de uma destas recomendações, contando para isso com a orientação técnica da IPI. Uma vez a recomendação implementada, cada um destes casos-piloto será alvo de elaboração de um estudo de caso a disseminar entre todas as IPSS nos moldes previstos no PO11.
Numa segunda fase este programa será alargado às restantes recomendações, focando-se na recolha de exemplos de iniciativas postas em prática por IPSS, outras que não as dos caso-piloto.