Este site encontra-se em desenvolvimento.
Envie-nos a sua opinião/sugestões para
info@ipiportugal.pt
ARTIGO

Casos Piloto relativos às Medidas:
Medida 1 - Captação de voluntariado especializado para apoio técnico à gestão
O Centro Paroquial de Seia (CPS) encontra-se a implementar a Medida 1. Depois da visita à Instituição, foi definido um Plano de Acção com as actividades a desenvolver pela equipa de trabalho.
Foram solicitadas informações referentes ao perfil e características das funções dos voluntários a captar e a área específica em que a Instituição gostaria que os voluntários estivessem envolvidos.
Posteriormente foi elaborado um leaflet com as informações recolhidas, tendo já sido divulgado a várias Universidades, nomeadamente Covilhã, Guarda e Viseu. Aguardam-se desenvolvimentos relativos ao resultado da divulgação.
Pode descarregar o leaflet aqui
O Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) também se encontra a implementar a Medida 1. A metodologia seguida foi idêntica ao CPS. Foram elaborados 2 leaflets, um para divulgação em papel pela Universidade de Aveiro e outro para divulgação nas redes sociais e página de Internet da Instituição. Aguardam-se desenvolvimentos relativos ao resultado da divulgação.
Pode descarregar os leaflets aqui e aqui
Medida 2 - Criação de central(ais) de compras servindo várias instituições
Para esta medida foram envolvidas 2 IPSS, a Associação de Melhoramentos de Eixo e o Centro Social Padres Redentoristas.
De forma a agilizar a concretização da medida e a reduzir os custos iniciais de criação de uma central de compras, a equipa de trabalho, após pesquisa e contactos com a CNIS, propôs a adesão das 2 IPSS e de outras IPSS que mostraram interesse, à cooperativa Hotelshop.
A Hotelshop é uma cooperativa de consumo especializada na hotelaria desde 2007 e que abastece actualmente mais de 250 organizações, entre hotéis, restaurantes e IPSS;
Foi enviada às IPSS os Estatutos da Cooperativa, o Regulamento de Quotizações, de Admissões, de Facturação e Pagamentos com informações sobre os passos necessários para a adesão a esta plataforma. As IPSS foram também informadas do seguinte:
- Sempre que uma instituição adere à Hotelshop é feito um diagnóstico de tudo o que a instituição compra e a que preço. É feita uma análise detalhada para verificar onde se podem obter melhorias de acordo com o perfil de compras de cada organização;
- A adesão à Hotelshop, através da subscrição de títulos de capital, tem o valor de 250 Euros, que serão restituídos em caso de saída ou exclusão;
- As Instituições de Solidariedade Social estão isentas de quotizações (valor mensal/anual).
Saiba mais em HotelShop
Medida 5 - Consolidação de serviços de proximidade entre instituições a operar na mesma área
Na preparação deste trabalho, o Centro Social Paroquial Vera Cruz (CSPVC), uma das IPSS selecionadas para a concretização desta medida, indicou-nos que gostaria de consolidar serviços na área da formação dos recursos humanos, com outras 3 IPSS: Florinhas do Vouga, Centro Paroquial de São Bernardo e Patronato Nª Srª de Vilar.
A ideia inicial foi disponibilizar formação interna aos recursos humanos das 4 IPSS, aproveitando um maior número de formandos e áreas de formação que as 4 IPSS possam ter em comum, de forma a rentabilizar recursos e diminuir custos (no caso de formação não financiada).
A colaboração como meio de resposta
O CSPVC, líder da iniciativa, trabalhou juntamente com a IPI na mobilização das restantes três IPSS de forma a unir esforços para encontrar soluções comuns na área da formação de recursos humanos. Uma vez bem comunicados e demonstrados os benefícios para todos, a adesão por parte das várias IPSS foi fácil. O CSPVC e a IPI Consulting Network foram bem-sucedidas em explicar que, ao trabalharem em conjunto, é possível formar um maior número de recursos humanos com os mesmos meios, diminuindo assim substancialmente o custo por formando.
O documento síntese deste Caso Piloto pode ser descarregado aqui